Ministério da Educação vai admitir 20 mil novos professores
CONCURSO PÚBLICO. Em recentes declarações ao VALOR, a ministra da Educação garantiu que o processo de selecção vai correr “com lisura”.
O Ministério da Educação (MED) vai lançar, a partir da próxima semana, em todo o país, um concurso público para a admissão de novos professores, garantiu a ministra da Educação. Segundo Cândida Teixeira, o MED “já tem todas as condições criadas para a realização do concurso”, aguardando apenas pelos despachos dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT), Finanças (Minfin), e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) para a execução do diploma.
Segundo a ministra da Educação, “todo o processo já está preparado” e, dentro de uma semana, começa a admissão e enquadramento de novos professores”, assegurou Cândida Teixeira, que prevê, para todo o país, a admissão de um total de 20 mil novos professores neste ano lectivo.
Em recentes declarações ao VALOR, durante a posse dos novos directores nacionais e de gabinetes do MED, a ministra garantiu que o processo de selecção do pessoal docente vai correr com “lisura” e que a prioridade vai para os candidatos formados em ciências da educação, quer a nível médio, quer a nível superior. “Não haverá espaço para fraude”, assegurou a ministra em exclusivo.
Das 20 mil vagas disponíveis, 19.460 serão canalizadas para o 6.º escalão dos professores do ensino primário ao 2.º ciclo do ensino secundário. As restantes 540 serão reservadas para os professores do 2.º ciclo do ensino secundário do 8.º escalão.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...