CONCURSO PÚBLICO INICIA NA PRÓXIMA SEMANA

Ministério da Educação vai admitir 20 mil novos professores

CONCURSO PÚBLICO. Em recentes declarações ao VALOR, a ministra da Educação garantiu que o processo de selecção vai correr “com lisura”.

30777093 1948938268450604 1344989837 n

O Ministério da Educação (MED) vai lançar, a partir da próxima semana, em todo o país, um concurso público para a admissão de novos professores, garantiu a ministra da Educação. Segundo Cândida Teixeira, o MED “já tem todas as condições criadas para a realização do concurso”, aguardando apenas pelos despachos dos ministérios da Administração do Território e Reforma do Estado (MAT), Finanças (Minfin), e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) para a execução do diploma.

Segundo a ministra da Educação, “todo o processo já está preparado” e, dentro de uma semana, começa a admissão e enquadramento de novos professores”, assegurou Cândida Teixeira, que prevê, para todo o país, a admissão de um total de 20 mil novos professores neste ano lectivo.

Em recentes declarações ao VALOR, durante a posse dos novos directores nacionais e de gabinetes do MED, a ministra garantiu que o processo de selecção do pessoal docente vai correr com “lisura” e que a prioridade vai para os candidatos formados em ciências da educação, quer a nível médio, quer a nível superior. “Não haverá espaço para fraude”, assegurou a ministra em exclusivo.

Das 20 mil vagas disponíveis, 19.460 serão canalizadas para o 6.º escalão dos professores do ensino primário ao 2.º ciclo do ensino secundário. As restantes 540 serão reservadas para os professores do 2.º ciclo do ensino secundário do 8.º escalão.