O BRICS está a passar para o centro do cenário mundial
Em 2001, o economista do banco de investimentos Goldman Sachs Jim O'Neill cunhou a abreviatura ‘BRIC’ (Brasil, Rússia, Índia e China). A África do Sul não estava incluída naquela época.Estes países eram todos de rendimento médio com rápido desenvolvimento económico. Ele previu que, até 2050, estes quatro países se tornarão nas principais economias do mundo.
Os BRICS têm uma população total de 3,24 mil milhões de habitantes e um rendimento nacional combinado de 26 biliões de dólares, que equivale a 26% do total global.
Quais são os objetivos dos BRICS?
O objectivo da criação do Grupo BRICS é encontrar formas de reformar as instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, para criar "uma maior voz e representação" para as economias emergentes. Em 2014, os BRICS criaram o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) com uma escala de capital de 250 mil milhões de dólares para financiar o desenvolvimento de países emergentes. Países não-BRICS, como o Egito e os Emirados Árabes Unidos, também aderiram ao NDB.
Nos últimos 10 anos, a taxa de crescimento económico dos países BRICS excedeu a taxa média de crescimento dos países desenvolvidos e a taxa média de crescimento mundial. A sua contribuição para o crescimento económico mundial aumentou e ultrapassou os 50%.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública