PALOP inaugura Instituto de Finanças na Huíla
O Instituto Técnico Profissional de Finanças dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), na cidade do Lubango, na Huíla vai ser inaugurado em Setembro, anunciou hoje o responsável do estabelecimento de formação
Após a inauguração, segundo o presidente da confederação Empresarial da CPLP na Huíla, Francisco Chocolate, que falava à Angop, o estabelecimento será transformado em Instituto Superior Polivalente.
As obras, iniciadas em 2016, terminaram há dois anos. O projecto contempla dois edifícios com três e dois andares, com capacidade 2.000 estudantes, 60 dormitórios para albergar estudantes e docentes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Orçado em mais de 24 milhões de dólares, a infra-estrutura tem o financiamento do Ministério das Finanças.
Francisco Chocolate destacou que o mesmo entra em funcionamento no mês de Setembro do ano em curso, data em que Angola assume a presidência CPLP, que coincide igualmente com a realização da Cimeira dos chefes de Estado desta comunidade.
O Instituto Polivalente vai ministrar cursos de Finanças, Contabilidade, Hotelaria e Turismo ao contrário da ideia anterior versada apenas na Formação de Gestão Económica e Financeira.
“Neste momento a CPLP está a negociar com o Ministério das Finanças e o das Relações Exteriores para a implementação do Instituto Técnico profissional de finanças dos PALOP, construído no Lubango, para Instituto Polivalente de formação técnico-profissional dos PALOP, no sentido de albergar uma série de curso a serem ministrados", disse.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública