Girabola Zap
Banco BAI
Garante a Agência de Petróleo e Gás

Petrolíferas trabalham sem interrupções

02 Apr. 2020 Empresas & Negócios

A produção petrolífera decorre normalmente, exceptuando o reforço das exigências de higiene, segundo o PCA da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo. 

Petrolíferas trabalham sem interrupções

“A única coisa que estamos a exigir que as pessoas cumpram são os procedimentos de higienização, mas estamos a trabalhar a 100%”, garantiu, asseverando ser “falsa” a informação que circula dando conta que a Chevron teria paralisado a produção em Cabinda. “É triste que muitas instituições credíveis, sem saberem a origem da notícia, também a retomaram. É falsa, as operações estão a acontecer normalmente”, precisa.

Segundo a informação agora desmentida por Paulino Jerónimo, a Chevron teria suspendido a exploração de todas as plataformas em águas profundas no mar de Cabinda por tempo indeterminado, por suposto danos financeiros causados pelo coronavírus.

A petrolífera, através de um comunicado, também já desmentiu a alegada paralisação, sublinhando ter e manter “um compromisso forte e de longo prazo com Angola” e que apenas “reduziu de forma significativa o acesso às instalações em Luanda, Cabinda e na base de Malongo” para minimizar os riscos de contágio.

Por outro lado, Paulino Jerónimo garante que o petróleo angolano está “a ser vendido sem constrangimentos”, apesar do cenário de forte queda da demanda de petróleo e escassez de consumo no mercado internacional.

Interrogado sobre a possibilidade de a situação de baixa do preço do petróleo interromper os investimentos previstos, o PCA da ANPG refere que ainda não receberam qualquer comunicado neste sentido dos investidores, insistindo que, para já, “o mais importante é manter a produção de base e tem-se conseguido”.

Em actividade desde 2019, a ANGP é a concessionária nacional e, como tal, é responsável pela gestão do petróleo destinado ao Estado no âmbito dos contratos de partilha, ficando com 5% dos resultados para a sua gestão corrente. Para a exportação e comercialização do petróleo, a Agência contratou os serviços da Sonangol.