“Transportamos 150 passageiros por dia”
A SJL Aeronáutica transporta entre 145 e 150 passageiros por dia, contabiliza o director de operações de terra, Natalício dos Santos.
A empresa actua regularmente em apenas três províncias, com quatro destinos (Cabinda, Mbanza Congo, Soyo e Uíge) e, para breve, inicia voos para Benguela. “As condições estão a ser criadas”, adianta.
A funcionar com nove aeronaves, sendo uma de carga, a companhia tem Cabinda como o principal destino, levantando voos para este local a partir de Luanda e do Soyo. A tarifa para Cabinda, saindo da capital, custa 12 mil kwanzas. De regresso, o passageiro paga menos mil kwanzas. Já do Soyo para Cabinda e vice-versa, os bilhetes custam 8.500 kwanzas. “Este negócio já foi mais rentável. Agora com a abertura das vias terrestes, o negócio baixou um pouquinho, em termos de lucros”, regista Natalício dos Santos.
A SJL Aeronáutica, que começou a funcionar em 2005 com apenas um avião, tem 62 funcionários, entre angolanos e estrangeiros, que, segundo o director das operações de terra, são submetidos à inspecção e à formação periódicas.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...