Anúncio de subscrição
CANDIDATO FERNANDO MAIA PERDE CAUSA

Tribunal indefere providência cautelar de candidato à liderança da UJES

01 Jun. 2022 Valor Económico De Jure

ELEIÇÕES. Virgínia Lacerda Quartin foi confirmada reitora da UJES, com 38 votos, dos 45 possíveis e substitui Cristóvão Simões, no cargo desde a fundação da instituição universitária em 2009.

 

Tribunal indefere providência cautelar de candidato à liderança da UJES

O Tribunal Provincial do Huambo indeferiu a providência cautelar não especificada intentada pelo professor catedrático Fernando Maia, aspirante ao cargo de reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES).

Fernando Maia recorreu à justiça, no passado dia 24 de Abril, por alegadas irregularidades do processo que culminou com a eleição, a 19 deste mês, da professora associada Virgínia Lacerda Quartin, segundo a Angop.

Deste modo, deu-se razão à Comissão Eleitoral que invalidou a candidatura do recorrente, por má referência dos elementos probatórios das suas qualidades académicas e profissionais. O tribunal refere “que os elementos probatórios constituem provas bastantes para se aferir a idoneidade dos candidatos à liderança da reitoria da UJES, daí a necessidade de serem bem referenciados”.

A professora Virgínia Lacerda Quartin foi confirmada reitora da UJES, com 38 votos, dos 45 possíveis e substitui Cristóvão Simões, no cargo desde a fundação da instituição universitária em 2009.  A nova reitora, aguarda, neste momento, pela homologação dos resultados por parte do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, visando o início das funções.

Até então vice-reitora para a Investigação Científica e Pós-Graduação da mesma instituição universitária, Virgínia Lacerda Quartin é doutorada em Engenharia Agronómica, mestre em Produção Tropical e licenciada na especialidade de Engenharia Agronómica.

Fundada em 2009, no âmbito do redimensionamento da Universidade Agostinho Neto, a UJES tem sob a sua tutela o Instituto Superior Politécnico, as faculdades de Economia, Direito, Medicina, Ciências Agrárias e Medicina Veterinária.