UJES obrigada a repetir exame
A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade ‘José Eduardo dos Santos’ (UJES) vai repetir o exame de acesso por “nenhum estudante” ter obtido 10 valores, a nota mínima imposta pelo Governo para o acesso a uma instituição do ensino superior.
Situada no Huambo, a faculdade emitiu uma nota a anunciar que o novo exame, ao qual estão também habilitados os candidatos que tenham faltado no dia da primeira prova, deverá realizar-se a 11 de Fevereiro pelas 8h30.
Baseada no Regulamento Geral de Acesso ao Ensino Superior, uma noma aprovada em finais de 2018, a medida desta unidade orgânica da UJES poderá ser seguida por outras universidades públicas e privadas, caso também não haja candidatos com nota igual ou superior a 10 valores nos exames de acesso.
O NG tentou contactar a reitoria da UJES, para saber quantos candidatos estiveram envolvidos neste exame que será repetido, mas não obteve sucesso.
No entanto, neste segundo exame, caso não houver nenhum estudante que tenha obtido 10 valores, o curso funciona neste ano sem novos ‘caloiros’, podendo reabrir no ano seguinte para novos testes. As regras foram explicadas, em exclusivo ao NG, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, que entende que “era preciso pôr ordem no sistema”, visto que “havia até instituições que não faziam exames de acesso”. Eugénio da Silva assegurou que vai controlar o nível de exigência das provas, para evitar que algumas IES ponham um nível tão baixo na espectativa de terem o maior número possível de candidatos admitidos
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública