ANGOLA GROWING
PUBLICIDADE

Wyssolela Moreira apresenta a sua segunda exposição individual "Kinenga Mu Kala"

A partir de amanhã, dia 11 de Maio, a Jahmek Art Contemporary recebe a exposição "Kinenga Mu Kala", da autoria de Wyssolela Moreira. Nesta segunda exposição individual, que significa "Equilíbrio do Ser" em português, a artista convida o espectador a ver verdadeiramente uma versão equilibrada e completa de si mesmo.

Wyssolela Moreira apresenta a sua segunda exposição individual "Kinenga Mu Kala"

Composta por dezoito obras inéditas, que abarcam as disciplinas de colagem, escrita, fotografia, instalação e videoarte, a exposição estará disponível para ser visitada a partir de quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

Cada obra desta exposição, como explica Wyssolela, é um acontecimento e uma conversa que retrata a paisagem interior de alguém como faria uma fotografia áurica. Essa imagem interna, derivada da análise interna e externa, é o corpo astral que nos conecta a tudo e a todos.

De acordo com a artista, "Muitos ensinamentos indígenas acreditam na existência de um corpo energético e que construir e manter uma consciência do estado desse corpo é importante para uma saúde ideal".

A narrativa da criadora lida com um espectro abstracto de estados da mente e do corpo, invocando a cura do corpo, a sacralidade da água, a fluidez do eu como um ser energético e a lembrança dos métodos de cura indígenas/tradicionais. A obra examina as partes ocultas de nossas identidades por meio de uma experiência imersiva no fascinante universo dos complexos labirintos de nossa consciência.

Convidado a escrever sobre a exposição, o artista plástico Magno Daniel observa que a mesma apresenta uma ampliação reflexiva do espelho universal da existência humana e espiritual, seguida de formas de desenvolvimento pessoal e espiritual. “Somos convidados a uma experiência imersiva no circuito que revela a valorização de uma relação distante entre as paisagens da mente e do corpo. Mergulhamos profundamente em nossa identidade e nos complexos labirintos de nossa consciência mecanizada."

Após a inauguração, "Kinenga Mu Kala" ainda pode ser visitada de Terça a Sexta-Feira, das 12h00 às 19h00, e no sábado, das 10h00 às 18h00, na Jahmek Contemporary Art, localizada na Rua Rainha Ginga, nº100, Hotel Globo, 1º andar, Ingombota, Luanda.

Sobre a artista: Wyssolela Moreira, natural de Luanda, vive e trabalha entre Toronto, Canadá, e Luanda, como artista multidisciplinar e directora de arte. Sua prática artística e experimental usa colagem, escrita, fotografia, instalação, videoarte e performance para explorar as complexidades de um ser influenciado pelas normas neocoloniais. Ela trabalha na intersecção entre arte e espiritualidade, com foco na desconstrução da herança colonial pertencente ao corpo, identidade, espaço, crença e saúde. Ela também usa seu trabalho para abrir espaço para experiências marginalizadas, desafiar as narrativas existentes sobre africanismo/negritude e destacar as realidades sociais da desigualdade de género e dos direitos humanos.

Sobre a galeria: A Jahmek Contemporary Art apresenta-se como uma plataforma/galeria que, através do seu programa expositivo, pretende promover o diálogo e a reflexão crítica em torno da expressão artística visual de Luanda, através da obra produzida pelos artistas que representa, tanto a nível nacional como internacional. Com sede na capital angolana, representa Binelde Hyrcan, Délio Jasse, Hélder Garcia, Helena Uambembe, Iris Buchholz Chocolate, Kiluanji Kia Henda, Lilianne Kiame, Magno Daniel, Mónica de Miranda, Rui Magalhães, Sandra Poulson, Tiago Borges, Toy Boy, Verkron, Wyssolela Moreira e Yonamine.