ÁFRICA AUSTRAL

SIC investiga notas falsas nos terminais multicaixa

Serviço de Investigação Criminal (SIC) abriu uma investigação para apurar as denúncias feitas nas redes sociais de notas contrafeitas que são levantadas em alguns terminais multicaixa da cidade de Luanda.

SIC investiga notas falsas nos terminais multicaixa

Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, confirmou a investigação, ao mesmo tempo que alertou qualquer eventual lesado a formalizar a participação junto do órgão investigativo. “Abrimos o expediente para apurar a situação, apelamos às pessoas para que, em vez de enviarem às redes sociais áudios, vídeos e fotografias, que façam participação criminal”, apela.

Entretanto, pelo facto de ninguém ter denunciado, Manuel Halaiwa não confirma nem desconfirma que existam notas contrafeitas nos caixas electrónicas.

Também o Banco de Fomento Angola (BFA), que viu um dos seus terminais associados à rede de agências entre as denúncias nas redes sociais, refere que, até à presente data, não recebeu qualquer denúncia de eventuais clientes lesados. E esclarece não ter verificado nenhuma nota contrafeita nos caixas automáticos instalados nas suas agências.

Segundo ainda o porta-voz do SIC, geralmente, as notas contrafeitas são introduzidas no mercado informal, do qual têm recebido denúncias e apreendido somas elevadas.

 

 

X