A educação em Angola, um tesouro a descobrir
A educação tem um papel fundamental na redução da pobreza, no aumento das capacidades e oportunidades para as pessoas, bem como para alavancar o processo de produção e de criação de riqueza.
Nos últimos anos, o sector da educação tornou-se no epicentro de greves dos professores e tomadas de decisão completamente discutíveis e muitas vezes fora de qualquer sentido por parte do governo angolano. Parece que mais do que se brigar para buscar soluções para um problema que todos reconhecem que é problema, têm-se preferência por criar intrigas onde quem deveria tutelar os interesses dos professores, indo pela lógica do absurdo, coloca-se contra os professores e vem vez de soluções criam-se aqueles gargalos que a Teoria das Restrições (Theory of Constraints - TOC) chama restrição. O que impede ou limita a caminhada na busca dos objetivos.
De notar que a TOC, é uma metodologia para identificar o fator limitante mais importante (ou seja, a restrição) que interfere na busca de um objetivo. Em seguida, melhorar sistematicamente essa restrição até que este não seja mais o fator limitante. Por exemplo, a não tomada de uma decisão sobre uma restrição, acaba sendo uma nova restrição.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...