Medida visa reduzir custos e burocracia

AGT aposta em sistema automatizado a partir de 2019

As 79 estâncias aduaneiras do país passam, até ao final do próximo ano, a estar munidas com o Sistema Automatizado de Processamento de Dados Aduaneiros ‘Asycuda World’, uma ferramenta que facilita o comércio, a redução dos custos e dos processos burocráticos.

 

 

AGT aposta em sistema automatizado a partir de 2019

O ‘Asycuda World’, que também tem a vantagem de reduzir o preço da mercadoria até ao consumidor final, já está em fase de implementação nos portos do Lobito (Benguela), Amboim (Kwanza-Sul), de Luanda, na Base da Sonils e no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

O técnico da Direcção dos Serviços Aduaneiros da Administração Geral Tributária (AGT), Bento Kifuma, em declarações à Angop, garantiu que os trabalhos estão em curso em outras estâncias aduaneiras, para que, até ao final de 2019, o sistema seja implementado em todo o país.

Com o ‘Asycuda World’, será igualmente possível fazer a declaração prévia da mercadoria, por parte do importador, sem que a mesma chegue ao destino final, desde que esteja comprovada toda a documentação pela delegação aduaneira.

A nova pauta aduaneira versão 2017, em vigor desde 9 de Agosto, também está integrada neste sistema, um aspecto que está a ajudar os técnicos tributários a evitar erros no que respeita à classificação pautal e à avaliação do valor de uma determinada mercadoria.

Actualmente, mais de 90 países da Europa do Leste, América Latina e alguns africanos já fazem o uso do ASYCUDA.