ANGOLA GROWING
Alerta da Bloomberg

Angola arrisca cair para 5ª maior economia da África subsariana

Analistas da Bloomberg consideram que país pode perder posição de 5ª maior economia para Quénia e Etiópia. Análise é justificada com acordo com FMI que pede “flexibilidade da taxa de câmbio para recuperar competividade". Para o Fundo, kwanza deve desvalorizar 48,5% este ano e 28% em 2019, conforme aponta a Bloomberg.

Assembeleia Nacional Angola

A consultora Bloomberg Intelligence alertou hoje, 12, que novas desvalorizações do kwanza, no seguimento do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), podem fazer com que Angola caia para o quinto lugar das maiores economias da África subsariana.

"O Fundo elenca a flexibilidade da taxa de câmbio para recuperar competitividade como um pilar crítico do programa; uma desvalorização adicional do kwanza deve fazer com que Angola escorregue para o quinto lugar das maiores economias da África subsaariana", escrevem os analistas da Bloomberg Intelligence.

As previsões actuais do FMI para Angola estão baseadas numa desvalorização do kwanza em 48,5% este ano e 28% no próximo ano, o que compara com as estimativas anteriores de 10,1% e 7,3%, respectivamente, acrescentam os consultores da agência de informação financeira Bloomberg.

A Nigéria e a África do Sul lideram a lista das maiores economias apontadas pelo FMI nas Previsões Económicas Mundiais de Outubro, seguido de Angola, Quénia e Etiópia, sendo que estes dois últimos ultrapassariam Angola na lista se as desvalorizações do kwanza continuarem, segundo a Bloomberg Intelligence.