APP VE
Memorando vai ser implementado no período de 2019-2023

Angola e AIEA assinam acordo na área de tecnologia

Angola e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) assinaram, em Viena, Áustria, um acordo de cooperação (Programa-Quadro - CPF), que contempla projectos em várias áreas para transferência de tecnologia nuclear e recursos de cooperação técnica.

Angola e AIEA assinam acordo na área de tecnologia

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola na Áustria, o acordo assinado terça-feira (30) será implementado no período de 2019-2023 e define projectos com custo global avaliado em 2,9 milhões de euros.

Tem como áreas prioritárias a saúde e nutrição, alimentação e agricultura, água e meio ambiente, energia e indústria, protecção e segurança contra radiação, produção animal e fabrico de vacinas de animais.

O documento sublinha que o CPF é o quadro de referência para o programa de cooperação técnica a médio prazo entre um Estado-membro e a AIEA, e contempla projectos definidos em áreas onde a transferência de tecnologia nuclear e recursos de cooperação técnica é direccionada, para o apoio de metas nacionais de desenvolvimento.

O acordo foi assinado pela Embaixadora e Representante Permanente da República de Angola junto da AIEA, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, e pelo director-adjunto da AIEA e chefe do departamento de cooperação técnica, Dazhu Yang. A AIEA é uma agência especializada independente com relações directas com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Tem como finalidade a promoção do uso pacífico e seguro da Energia Atómica em todo mundo, a utilização de técnicas nucleares voltadas para o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento de programas voltados para a segurança e protecção e meio ambiente contra os efeitos nocivos da radiação nuclear, entre outros objectivos.