Angola e Hungria assinam acordos
Angola e a Hungria assinam um memorando de entendimento no domínio da agricultura, no decurso de uma visita de trabalho de 24 horas que o ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio, Péter Szijjárto, efectua hoje (14) a Luanda, noticiou o Jornal de Angola.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores citado pela Angop, Péter Szijjárto deve ser recebido em audiência pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa (na foto).
O chefe da diplomacia húngara tem agendado igualmente um encontro de trabalho com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, que, na ausência de Manuel Augusto, é o ministro em exercício.
Os dois interlocutores vão analisar questões de interesse bilateral, mormente nos domínios do ensino, energia e águas, bem como no plano político-diplomático. Na sequência do encontro entre as duas entidades, é assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio da Silva Moura” e o Instituto de Relações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria.
Durante a sua estada em Luanda, o ministro húngaro vai igualmente manter encontros de trabalho com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com os ministros da Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, bem como com a presidente da 3.ª Comissão do Parlamento, Josefina Pitra Diakité.
No quadro do reforço das relações bilaterais, Angola e Hungria assinaram no ano passado um acordo de cooperação económica, técnica e científica, na perspectiva da criação de um quadro conducente a uma colaboração mais abrangente e diversificada entre os dois países.
O referido instrumento jurídico foi rubricado em Budapeste, capital da Hungria, pelo então ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pelo seu homólogo húngaro, Péter Szijjárto.
Aspectos inerentes ao estabelecimento da cooperação parlamentar entre Angola e a Hungria dominou a audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu em Junho do ano passado ao embaixador daquele país europeu, Zsolt Maris.
O encontro versou sobre os passos conducentes para a concretização da intenção expressa por ambos os países no sentido de se restabelecer relações de cooperação entre os respectivos parlamentos.










Novos funcionários do Ministério da Agricultura há dois meses sem salários, denunciam...