Angola e Hungria assinam acordos
Angola e a Hungria assinam um memorando de entendimento no domínio da agricultura, no decurso de uma visita de trabalho de 24 horas que o ministro húngaro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio, Péter Szijjárto, efectua hoje (14) a Luanda, noticiou o Jornal de Angola.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores citado pela Angop, Péter Szijjárto deve ser recebido em audiência pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa (na foto).
O chefe da diplomacia húngara tem agendado igualmente um encontro de trabalho com o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, que, na ausência de Manuel Augusto, é o ministro em exercício.
Os dois interlocutores vão analisar questões de interesse bilateral, mormente nos domínios do ensino, energia e águas, bem como no plano político-diplomático. Na sequência do encontro entre as duas entidades, é assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio da Silva Moura” e o Instituto de Relações Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria.
Durante a sua estada em Luanda, o ministro húngaro vai igualmente manter encontros de trabalho com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com os ministros da Energia e Águas, João Baptista Borges, do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, bem como com a presidente da 3.ª Comissão do Parlamento, Josefina Pitra Diakité.
No quadro do reforço das relações bilaterais, Angola e Hungria assinaram no ano passado um acordo de cooperação económica, técnica e científica, na perspectiva da criação de um quadro conducente a uma colaboração mais abrangente e diversificada entre os dois países.
O referido instrumento jurídico foi rubricado em Budapeste, capital da Hungria, pelo então ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pelo seu homólogo húngaro, Péter Szijjárto.
Aspectos inerentes ao estabelecimento da cooperação parlamentar entre Angola e a Hungria dominou a audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu em Junho do ano passado ao embaixador daquele país europeu, Zsolt Maris.
O encontro versou sobre os passos conducentes para a concretização da intenção expressa por ambos os países no sentido de se restabelecer relações de cooperação entre os respectivos parlamentos.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...