Angola participa na 1.ª feira intrafricana no Egipto
Angola vai estar representada com um pavilhão na primeira feira intrafricana, a decorrer de 10 a 17 de Dezembro, no Cairo, Egipto, numa iniciativa da Afreximbank e a União Africana (UA).
A informação foi avançada pelo presidente da Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA), Agostinho Kapaxi, no ‘whorkshop’ de formação sobre empreendedorismo – Emprotec, organizado pelo Ministério do Comércio em parceria com a União Europeia.
De acordo com o responsável, a feira é uma “grande oportunidade” uma vez que o Afreximbank vai disponibilizar 25 milhões de dólares para o investimento em África em diversos sectores. As empresas africanas, garante o responsável, poderão expor os seus produtos na medida em que irão interagir com organizações similares de outros continentes.
O evento realiza-se num momento em que os países africanos têm discutido questões ligadas ao aumento da produção nacional, as exportações no continente, a capacidade das empresas africanas e sobretudo apelar para um maior investimento na transformação dos recursos naturais africanos.
Angola estará representada com empresas que se dedicam a exportações, assim como contará com a presença de bancos visto ser uma “oportunidade” em que poderão encontrar parceiros interessados em investir em Angola.
Neste contexto, Agostinho Kapaxi considerou que a diplomacia angolana tem sido “muito forte” através do executivo, que tem vindo a apelar para o investimento directo de empresários no país.
Ao referir-se à formação, que a duração de seis dias, esclareceu que o programa Empretec é construído para a criação de capacidades, sob a supervisão das Nações Unidas, a partir de Genebra (Suíça).
A iniciativa está direccionada para equipar os participantes, enquanto empreendedores e pequenas e médias empresas, a produzirem a uma escala e qualidade que permitirá discutir competitivamente no mercado internacional.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...