ANGOLA GROWING
Expansão física da água é um dos factores significantes

Aquecimento dos oceanos é igual a uma bomba atómica

AQUECIMENTO GLOBAL. Investigadores dizem que parte do aumento é motivado pelo derretimento do gelo na Gronelândia, apesar de um dos factores significantes para tal tem sido a expansão física da água, à medida que ela aquece.

 

Aquecimento dos oceanos é igual a uma bomba atómica

Nos últimos 150 anos, o aquecimento global aqueceu os oceanos por aquilo que se pode comparar à explosão de uma bomba atómica por segundo, de acordo com novas investigações. Mais de 90% do calor armazenado devido às emissões de gases com efeito de estufa foi absorvido pelos oceanos, sendo que apenas algumas quantidades desse calor foram as responsáveis pelo aquecimento do ar, da terra e das calotas de gelo.

De acordo com uma nova pesquisa, a grande quantidade de energia que está a ser absorvida pelos oceanos é a responsável pelo aumento do nível do mar e pela maior intensidade de furacões e tufões que se vão formando. Um cálculo do ‘The Guardian’ conclui que o aquecimento médio ao longo destes últimos 150 anos era equivalente à explosão de 1,5 bombas atómicas de Hiroshima por segundo.

Citada pelo jornal, a professora da Universidade de Oxford Laure Zanna, a líder da pesquisa, afirmou que tenta não fazer o cálculo por achar os resultados preocupantes e que, geralmente, se compara o aquecimento ao uso da energia humana “para torná-lo menos assustador”.

A pesquisa, publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences, vem sublinhar o facto de ser cada vez mais importante estimar aumentos do nível do mar futuros para que a preparação para enfrentá-los seja possível e aplicável. O aumento do nível das águas do mar tem estado entre os impactos mais perigosos de longo prazo das alterações climáticas.

Por seu turno, os investigadores dizem que parte deste aumento é motivado pelo derretimento do gelo na Gronelândia, apesar de um dos factores significantes para tal tem sido a expansão física da água, à medida que ela aquece.

Segundo os investigadores, “entender as alterações do calor nos oceanos e o papel da sua circulação na formação de padrões de aquecimento continuam a ser a chave para prever as mudanças climáticas a nível global e regional e o aumento do nível do mar.”