Banco central e Reserva Federal reúnem-se em Nova Iorque
O Banco Nacional de Angola (BNA) e a Reserva Federal dos EUA reúnem-se nesta quarta-feira (26) em Nova Iorque, nos EUA, para "compreender as preocupações" em relação ao mercado angolano.
De acordo com o governador do BNA, José de Lima Massano, o encontro vai ser uma oportunidade de partilha de ideias sobre os desenvolvimentos recentes, bem como servirá para compreender as preocupações da Reserva Federal em relação ao mercado angolano.
“Após isso continuarmos a trabalhar para debelar as insuficiências”, disse o gestor do banco central em Angola. Será a partir desse ponto, prosseguiu, que Angola poderá oferecer maior segurança aos bancos americanos e aos investidores. Em Novembro de 2015, informações davam conta da suspensão pela Reserva Federal da venda de dólares a bancos sediados em Angola.
Na base desse posicionamento estava uma alegada e sistemática violação das regras de regulação do sector e suspeita de que o país estivesse a financiar redes de terrorismo.
No entanto essas informações foram desmentidas na altura pela embaixada americana em Angola, justificando que o acesso aos dólares depende de decisões económicas tomadas por bancos privados a nível mundial.
José de Lima Massano participou no Fórum de Negócios Angola – EUA, realizado na última segunda-feira (21), na cidade de Nova Iorque, aonde o Presidente da República, João Lourenço, discursou e falou das oportunidades de investimentos em Angola.
JLo do lado errado da história