Banco checo disponibiliza 95 milhões USD
O Banco Checo para Exportação prevê apoiar, ainda este ano, vários projectos agro-industriais na Lunda-Sul, com uma linha de financiamento de 95 milhões de dólares, para a primeira fase.
A informação foi prestada hoje (16), à imprensa, pelo representante do departamento do Banco Checo de Exportação para financiamentos de projectos em África, Frantigek Jindler, no final de uma reunião com o governador, Ernesto Kiteculo e membros do governo em que avançou que a instituição financeira tem liquidez suficiente para apoiar a curto e médio prazos projectos credíveis de empresários angolanos.
O porta-voz e promotor do encontro, Inglês Pinto, considerou uma "mais-valia". Além de empresários angolanos, a linha estará disponível também os da República Checa, que devem ter como prioridade investimentos nas áreas agro-alimentares, produção de fertilizantes, cerveja, frango de abate, óleo alimentar e sumos. O governador da Lunda-Sul, Ernesto Kiteculo, garantiu que a região possui recursos naturais, com destaque para solos férteis, clima, água, necessitando apenas de energia para que a industrialização seja um facto.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...