Banco Postal tem 900 milhões de kwanzas
O Banco Postal tem 900 milhões de kwanzas disponíveis para pequenos empresários e comerciantes do sector informal. A informação foi avançada, em Luanda, pelo director-geral da Unidade de Negócios, Comércio e Empresários, Virgílio Mendes.
Segundo o responsável do banco, os reembolsos são feitos por prestações a 12 meses, o que tem resultado em “taxas confortáveis” de recuperação do crédito, de cerca de 90%.
Virgílio Mendes falava à margem do seminário sobre ‘inclusão económica’, promovido pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género, em parceria com o Banco Postal.
O banco concede empréstimos de até um milhão de kwanzas em produtos como o ‘crédito solidário’ e o ‘postal família’, e de um limite máximo de um milhão e 500 mil de kwanzas para o ‘micro crédito empreendedor’. Os empreendedores podem ainda pedir emprestado até 100 milhões de kwanzas para a implantação de unidades industriais.
“Concedemos crédito a qualquer pessoa que tenha um negócio, seja ele de venda de ginguba com banana assada, de gelado, café com pão ou cabeleireiro”, disse Virgílio Mendes.
O Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade do Género pretendeu, segundo a sua coordenadora, Josefa Lamberga, com a realização do evento, “reflectir sobre a inclusão social com enfoque nas mulheres”.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações