BM investe 50 milhões USD para agricultura em Angola e Lesoto
Um financiamento de 50 milhões de dólares, foi o valor aprovado na quarta-feira, 19, pelo conselho de administração do Banco Mundial, em Washington, EUA, para aumentar a disponibilidade de tecnologias agrícolas para Angola e Lesoto, noticiou a Angop.
O projecto enquadra-se no âmbito do programa de Produtividade Agrícola para a África Austral (APPSA) financiado pelo Banco Mundial e que engloba outros países na região como Malawi, Moçambique e Zâmbia.
De acordo com o documento do Banco Mundial o enfoque do APPSA na tecnologia agrícola contempla a necessidade de melhorar a competitividade e a resiliência da agricultura africana, utilizando a integração regional como um mecanismo central para se alcançarem maiores taxas de crescimento e de redução da pobreza.
Apesar de se ter registado um aumento da produtividade agrícola na África Austral, os rendimentos médios de Angola e do Lesoto são considerados ainda abaixo da média regional. O projecto deverá contribuir para reduzir esse fosso por meio de investimento adicional em disseminação e adaptação à tecnologia.
Estas actividades estão em linha com os programas e políticas regionais, incluindo a Política Agrícola Regional (RAP) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP) da União Africana (UA), lê-se no documento.
O financiamento dos 50 milhões de dólares do Banco Mundial provém de 20 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e 25 milhões do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Outros cinco milhões são do Centro de Coordenação da Agricultura na África Austral (CCARDESA), na qualidade de facilitador da parceria.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...