BM investe 50 milhões USD para agricultura em Angola e Lesoto
Um financiamento de 50 milhões de dólares, foi o valor aprovado na quarta-feira, 19, pelo conselho de administração do Banco Mundial, em Washington, EUA, para aumentar a disponibilidade de tecnologias agrícolas para Angola e Lesoto, noticiou a Angop.
O projecto enquadra-se no âmbito do programa de Produtividade Agrícola para a África Austral (APPSA) financiado pelo Banco Mundial e que engloba outros países na região como Malawi, Moçambique e Zâmbia.
De acordo com o documento do Banco Mundial o enfoque do APPSA na tecnologia agrícola contempla a necessidade de melhorar a competitividade e a resiliência da agricultura africana, utilizando a integração regional como um mecanismo central para se alcançarem maiores taxas de crescimento e de redução da pobreza.
Apesar de se ter registado um aumento da produtividade agrícola na África Austral, os rendimentos médios de Angola e do Lesoto são considerados ainda abaixo da média regional. O projecto deverá contribuir para reduzir esse fosso por meio de investimento adicional em disseminação e adaptação à tecnologia.
Estas actividades estão em linha com os programas e políticas regionais, incluindo a Política Agrícola Regional (RAP) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP) da União Africana (UA), lê-se no documento.
O financiamento dos 50 milhões de dólares do Banco Mundial provém de 20 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) e 25 milhões do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Outros cinco milhões são do Centro de Coordenação da Agricultura na África Austral (CCARDESA), na qualidade de facilitador da parceria.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações