China traz monumentos de cooperação para África, e não "armadilha da dívida"
Recebi a entrevista exclusiva que concedi ao jornalista César Silveira do Semanário Valor Económico na última semana, a qual foi publicada em 7 de Fevereiro. Gostaria de acrescentar mais explicação detalhada neste artigo sobre a questão da dívida em relação à qual muitos amigos têm interesse.
A China é o maior país em vias de desenvolvimento, enquanto África é o continente com mais países em vias de desenvolvimento. A cooperação China-África é a cooperação Sul-Sul, que se afigura no apoio mútuo e assistência entre os países em desenvolvimento. A China nunca atribui condições políticas à sua cooperação com África, aderindo sempre ao conceito de "sinceridade, efectividade, afinidade e boa fé" e ao conceito correcto sobre o dever moral e interesses económicos, defendendo os princípios de abertura, transparência, igualdade, benefício mútuo e ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...