Consórcio internacional investe 150 USD na indústria têxtil
Um grupo de empresários americanos, alemãs, turcos e moçambicanos prometeram investir cento e cinquenta milhões de dólares norte-americanos, na instalação de uma indústria têxtil em Malanje.
A intenção foi manifestada neste domingo (3), pelo consórcio, à saída de um encontro com a ministra da indústria, Bernarda Martins, e o governador de Malanje, Norberto Fernandes dos Santos ‘Kwata Kanawa’, que visou apresentar o projecto.
O presidente do Conselho de Administração da TSG Global Holding, Rubar Sandi, em nome dos empresários, adiantou que o referido projecto prevê, em primeira instância, o fomento da produção de algodão no município do Quela, tido como tradicional nesta cultura, e o estudo de outras regiões para o cultivo.
Com a concretização das duas componentes (industrial e agrícola), cuja implementação está prevista para dentro de um ano, deverá gerar entre 40 a 50 mil empregos directos, segundo adiantou o responsável.
A ministra da indústria, Bernarda Martins, disse na ocasião, que contactos estão já a ser envidados com o Ministério da Construção e Obras Públicas, para o melhoramento das vias de acesso às áreas onde se pretende cultivar o algodão, ao nível do município do Quela.
Bernarda Martins garantiu que a fábrica têxtil será instalada no Pólo Agro-industrial de Desenvolvimento de Malanje, cujas condições para instalação de energia eléctrica e água potável serão criadas a breve trecho.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...