Crescimento de Angola revisto em alta para 2,2% este ano e 2,4% em 2019
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta a perspectiva de crescimento de Angola, prevendo que a economia cresça 2,2% este ano e 2,4% no próximo ano, segundo as Previsões Económicas Mundiais, hoje (17) divulgadas em Washington, EUA, citadas pela Lusa.
De acordo com o FMI, o crescimento em Angola deverá subir de 0,7%, em 2017, para 2,2% em 2018 e 2,4% em 2019, o que mostra uma melhoria de 0,6 pontos percentuais e de 1 ponto percentual, respectivamente, face às Previsões Económicas Mundiais de Outubro do ano passado.
A recuperação económica em Angola, segundo esta organização financeira internacional, baseia-se essencialmente na subida dos preços do petróleo face aos baixos valores dos últimos anos, que "aumentam o rendimento disponível e melhoram o sentimento económico".
O relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais (World Economic Outlook, no original em inglês), hoje divulgado na sede da instituição, em Washington, refere ainda que Angola deverá acelerar o crescimento, mas, no entanto, continua a ver a economia a expandir-se abaixo da média da África subsaariana.
Esta região, segundo as previsões do FMI, deverá registar um crescimento de 3,4%, este ano, e acelerar para 3,7% no próximo ano, o que revela uma melhoria sustentada desde 2017, ano em que estes países cresceram, em média, 2,8%.
Cinco anos depois, covid-19 já não é vista como ameaça mas continuar...