Feiras podem substituir venda ambulante
Um projecto de criação de feiras temáticas está em curso no município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, para fazer frente à venda desordenada de bens na via pública, nas pedonais ou em paragens de táxi, noticiou a Angop.
O director municipal do Comércio, Franklin Amorim, declarou que as feiras vão funcionar em dias e áreas determinadas pela administração e serão dedicadas à venda de produtos agrícolas, artesanato, livros e materiais infantis, para apenas citar alguns.
O responsável sublinhou que a medida visa enquadrar os comerciantes que vendem em locais impróprios para garantir o sustento próprio e das suas famílias, enquanto a direcção do comércio do Kilamba-Kiaxi trabalha na organização do comércio.
A direcção do comércio do Kilamba-Kiaxi vai, com essas feiras, organizar os vendedores ambulantes em áreas especificas, por considerar que há produtos “que não podem e não devem ser comercializados na rua”, principalmente os alimentos já confeccionados, porque podem originar problemas graves de saúde pública.
Neste momento, a direcção do comércio do município do Kilamba-Kiaxi suspendeu a emissão de cartões para o comércio ambulante, para evitar mais confusão e desorganização nas ruas e para não prejudicar a circulação do trânsito, afirmou Franklin Amorim.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...