Girabola Zap
Banco BAI
DUAS SEMANAS DE REUNIÕES COM EQUIPA ECONÓMICA DO GOVERNO ANGOLANO

FMI em Luanda para discussões

Uma equipa do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Luanda, para visita de trabalho, desde o dia 1 do corrente mês.

A delegação, que permanecerá em Angola até ao dia 14, visita o país com o propósito de dar sequência à discussão sobre as opções para o apoio à agenda de diversificação da economia nacional.

Segundo uma nota do Ministério das Finanças, as negociações iniciais, entre o Governo de Angola e a equipe do FMI, centraram-se na avaliação dos recentes desenvolvimentos económicos, fiscais, monetários e cambial de Angola, para além de pretender analisar as reformas que o Governo tem vindo a implementar, sobretudo, no domínio fiscal, visando a manutenção da estabilidade macroeconómica e financeira e o estímulo do potencial económico do sector privado.

A equipa do FMI, liderada por Ricardo Veloso, chefe da divisão para Angola, vai ter múltiplas reuniões, entre outras, com responsáveis dos Ministérios das Finanças, da Economia, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, do Comércio, Deputados da 5ª Comissão da Assembleia Nacional para Economia e Finanças, Banco Nacional de Angola (BNA), da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), bancos públicos e privados.

Angola é membro activo do FMI desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação, tendo em vista a promoção do crescimento económico do país. É no quadro deste estatuto que Angola tem vindo a beneficiar o máximo das oportunidades de assistência técnica do Fundo para elevar a capacidade das instituições responsáveis pela condução da política económica.

X