FMI em Luanda para discussões
Uma equipa do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Luanda, para visita de trabalho, desde o dia 1 do corrente mês.
A delegação, que permanecerá em Angola até ao dia 14, visita o país com o propósito de dar sequência à discussão sobre as opções para o apoio à agenda de diversificação da economia nacional.
Segundo uma nota do Ministério das Finanças, as negociações iniciais, entre o Governo de Angola e a equipe do FMI, centraram-se na avaliação dos recentes desenvolvimentos económicos, fiscais, monetários e cambial de Angola, para além de pretender analisar as reformas que o Governo tem vindo a implementar, sobretudo, no domínio fiscal, visando a manutenção da estabilidade macroeconómica e financeira e o estímulo do potencial económico do sector privado.
A equipa do FMI, liderada por Ricardo Veloso, chefe da divisão para Angola, vai ter múltiplas reuniões, entre outras, com responsáveis dos Ministérios das Finanças, da Economia, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, do Comércio, Deputados da 5ª Comissão da Assembleia Nacional para Economia e Finanças, Banco Nacional de Angola (BNA), da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), bancos públicos e privados.
Angola é membro activo do FMI desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação, tendo em vista a promoção do crescimento económico do país. É no quadro deste estatuto que Angola tem vindo a beneficiar o máximo das oportunidades de assistência técnica do Fundo para elevar a capacidade das instituições responsáveis pela condução da política económica.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...