Fundo de Garantia de Crédito aberto aos empresários
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) criado para facilitar o acesso ao crédito no âmbito do extinto programa Angola Investe está agora aberto a todos empresários interessados em aderir aos pacotes financeiros destinados ao fomento da produção interna.

A informação foi avançada em Luanda pelo representante do Ministério da Economia e Planeamento, Laércio Cândido, na mesa redonda sobre ‘Mecanismo de financiamento à indústria’, realizada na Expo-Indústria e Projekta, que encerrou no sábado na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda/Bengo.
De acordo com o técnico, todos os empresários nacionais terão acesso ao Fundo, desde que comprovem que não dispõem de garantias suficientes para apresentar aos bancos. “Anteriormente, o FGC cobria apenas os projectos inseridos no programa Angola Investe, certificados pelo Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM)”.
Com as reformas em curso, disse, o FGC foi aberto à economia e aos empresários.
O Fundo de Garantia de Crédito foi estruturado de forma a garantir os reembolsos dos empréstimos bancários até 70 % dos financiamentos, em caso de incumprimento.Os restantes 30% são cobertos pelo cliente sob a forma de garantias pessoais ou consignação de receitas.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...