QUEDA DO PREÇO DO PETRÓLEO

Governo avança com a cativação das despesas de bens e serviços

ORÇAMENTO. Governo trabalha nos pressupostos para a cativação das despesas, mas, à partida, as despesas de investimento público não serão afectadas. Para este ano, foram aprovados mais de 5,469 biliões para bens e serviços.

Governo avança com a cativação das despesas de bens e serviços


O Governo vai avançar com a cativação, inicialmente, de “algumas despesas de bens e serviços” do Orçamento Geral do Estado, tendo em conta o preço do petróleo que tem estado abaixo de 65 dólares, desde a primeira semana de Abril, quando o Orçamento foi elaborado com a referência de 70 dólares.

Fonte do Ministério das Finanças disse ao Valor Económico que a decisão de cativação de recursos já está tomada, estando a aguardar apenas pela sua formalização. Conforme está desenhada, acrescenta a fonte, a “cativação será sobre algumas despesas de bens e serviços, antes de se tocar em projectos de investimentos públicos”.

O Governo aprovou mais de 4,278 biliões de kwanzas para as despesas de bens e serviços, equivalente a 12,35% do OGE. Do valor, perto de 2,099 biliões de kwanzas estão destinados para os gastos com os bens e mais de 2,179 biliões de kwanzas para os serviços. Além dos mais de 4,78 biliões, foram ainda aprovados cerca de 1,191 biliões de kwanzas, correspondente a 3,44% para ‘outros serviços de terceiros’, elevando para mais de 5,469 biliões o total das despesas com bens e serviços. 

Comparativamente ao OGE de 2024, regista-se um aumento de cerca de 58,2% na despesa aprovada para os bens e serviços, visto que no ano anterior foram aprovados mais de 2,651 biliões de kwanzas que corresponderam a 10,37% do OGE para as despesas com bens e serviços. Em termos parciais, mais de 1,150 biliões de kwanzas foram orçamentados para os gastos com os bens e mais de 1,501 biliões de kwanzas para os serviços. Já para as despesas com ‘outros serviços de terceiros’ foram aprovados 803,899 mil milhões de kwanzas. Contas feitas, no total, em 2024, foram aprovadas despesas de cerca de 3,455 biliões para os bens e serviços. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.