Governo investe mais de 3,6 mil milhões AKZ para travar ravinas
O Governo vai investir 3.6 mil milhões de kwanzas em obras para travar a progressão de ravinas na Lunda-Norte.
O Executivo considera esta medida como urgente, tendo em conta a necessidade de restabelecer as ligações rodoviárias e pedonais, de modo a "garantir a mobilidade de pessoas e bens em condições técnicas de segurança e conforto".
As intervenções em causa visam a construção de estruturas de combate às ravinas em várias regiões daquela província, de acordo com um despacho presidencial, com data deste mês que confirma a adjudicação das três empreitadas à construtora Griner. Segundo o documento assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, estas obras pretendem "garantir a segurança das populações, a melhoria das vias de comunicação e assegurar a prossecução do interesse público".
As ravinas da centralidade do Dundo, da Estrada Nacional (EN) 225, no troço Dundo-Xá Muteba, do bairro do aeroporto de Dundo, e da EN-180, à entrada da cidade de Dundo, serão intervencionadas ao abrigo destas empreitadas.
A ocorrência, natural, de ravinas é um problema que afecta todo o país, sendo mais grave nas províncias do Moxico, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Zaire e Uíge, onde estão a ser afectadas as populações, com cortes de estradas e destruição de casas e escolas.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...