Governo quer uniformizar leitura e escrita dos números
O Governo apresentou hoje (8) uma proposta de lei destinada a legislar sobre a criação de uma norma nacional para uniformizar a leitura e escrita dos grandes números, indica uma nota oficial.
Segundo o documento, a proposta será discutida e votada a 21 deste mês na Assembleia Nacional.
Na explicação sobre a proposta, o secretário de Estado da Indústria, Evandro do Prado, indica que a uniformização dos números é "importante e necessária", uma vez que a diferença em termos de nomenclatura "leva a equívocos e a cometer grandes erros do ponto de vista contabilístico quando não existe uma norma".
Com a aprovação da norma e nomenclatura dos grandes números, refere, a opção de leitura e escrita é a "escala longa" e os algarismos são lidos na ordem de grandeza de mil (1.000), milhão (1.000.000), mil milhões (1.000.000.000) e bilião (1.000.000.000.000), idêntica à portuguesa.
O secretário de Estado da Indústria esclarece que, para se eliminar em definitivo os equívocos no sistema de ensino, o Ministério da Educação tem os programas e manuais concebidos que registam a leitura dos grandes números pela escala longa.
Evandro Prado disse também que os sistemas informáticos das instituições financeiras, na sua comunicação e escrita sobre os grandes números, utilizam a linguagem de escala longa, incluindo ao nível dos correspondentes financeiros internacionais.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...