Dos 200 milhões euros certificados

Governo só regularizou metade da dívida com portugueses

De um total de 200 milhões de euros de dívidas certificadas, Governo confirma ter apenas regularizado 100 milhões. E garante que país vai honrar com compromisso. Mas lembra que há companhias portuguesas com dívidas por saldar junto do Fisco angolano.

 

Governo só regularizou metade da dívida com portugueses

O Governo garantiu ter regularizado, até ao momento, apenas 100 milhões de euros de um total de dívida certificada avaliada em 200 milhões ao Estado Português, anunciou esta quarta-feira, 21, em Portugal, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Falando em conferência de imprensa, por ocasião da visita do chefe de Estado João Lourenço a Portugal, Manuel Augusto disse que, há cerca de duas semanas, reportou às autoridades portuguesas que já se tinham certificado dívidas no valor 200 milhões de euros.

Durante a visita que o primeiro-ministro português António Costa efectuou, em Setembro, ao país, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, disse que a dívida angolana a Portugal carecia de certificação porque parte teria sido contraída fora dos procedimentos regulares.

Por seu turno, Manuel Augusto explicou esta quarta-feira que, depois do compromisso assumido em Luanda, “as duas partes têm trabalhado, e do lado de Angola há o honrar do compromisso”. O responsável esclareceu ainda que, apesar de se reconhecer as dívidas com algumas empresas portuguesas, no processo que decorre constatou-se que boa parte destas devem às autoridades angolanas em matéria fiscal.

Perante o facto, “está-se a fazer as necessárias deduções daquilo que há a pagar e daquilo que as empresas devem ao estado angolano em termos de matéria fiscal”, disse o governante angolano