IDIA passa a gerir pólo industrial
O Instituto de Desenvolvimento Industrial de Angola (IDIA) vai assumir a gestão do Pólo Industrial do Fútila, em substituição da empresa Benfin, que geria desde 2015. Segundo a direcção do IDIA, em declarações à Angop, a Benfin “nada fez” durante a sua gestão.
O director do IDIA, Luís Ribeiro, afirmou que o instituto se predispôs em concluir as infra-estruturas básicas paralisadas desde 2015 e criar as condições para as empresas que se vão instalar no recinto.
O pólo está orçado em 36,6 milhões de dólares, com a comparticipação de instituições como o Banco Mundial, Sonangol, governo de Cabinda e algumas empresas.
Em Maio, o VALOR noticiou que o Governo pretendia rescindir 330 contratos de cedência de lotes de terreno nos pólos de Desenvolvimento Industrial, cujos beneficiários não se instalaram por diversas razões ou estavam inoperantes.
As rescisões de contratos vão abranger os pólos de Viana, em Luanda, e da Catumbela, em Benguela, os únicos infra-estruturados e em pleno funcionamento desde que foram anunciados.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...