João Lourenço indicado como cabeça de lista do MPLA
O Comité Central do MPLA indicou hoje, como cabeça de lista do partido às eleições gerais de 2017, João Lourenço, e como candidato a vice-presidente, Bornito de Sousa, anunciou o presidente do partido, José Eduardo dos Santos.
Na primeira reunião extraordinário do Comité Central do MPLA, José Eduardo dos Santos falou sobre a redefinição dos salários, da necessidade de adequar o sistema bancário e monetário e tornar funcional com urgência a área do comércio externo com quadros capazes.
O CABEÇA DE LISTA
João Gonçalves Lourenço, cabeça de lista do MPLA às eleições de 2017 é casado com a economista Ana Dias Lourenço e pai de seis filhos, nasceu no município do Lobito, em Benguela, em 5 de Março de 1954.
Filho de Sequeira João Lourenço, enfermeiro, nacionalista da clandestinidade e prisioneiro político, natural de Malanje, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, costureira, do Namibe, ambos falecidos.
Mestre em Ciências Históricas e general de três estrelas na reserva, João Lourenço participou na primeira e segunda Guerra de Libertação Nacional, na Segunda Região Político Militar. Desempenhou o cargo de chefe da Direcção Política Nacional das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola).
Exerceu depois as funções de 1º secretário provincial do MPLA e de comissário (governador) das províncias do Moxico e de Benguela, respectivamente, de secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, e posteriormente de secretário-geral do partido.
Foi presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, presidente da Comissão Constitucional, membro da Comissão Permanente, presidente do Grupo Parlamentar do MPLA e 1º vice-presidente da Assembleia Nacional.
Membro do Bureau Político do MPLA, foi nomeado ministro da Defesa Nacional em 2015, e eleito para o cargo de vice-presidente do partido na sequência do seu VII Congresso Ordinário, realizado em Luanda, de 17 a 20 de Agosto de 2016.
CANDIDATO A VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Bornito de Sousa Baltazar Diogo, indicado a candidato a vice-presidente da República pelo MPLA às eleições de 2017, é actual ministro da Administração do Território, filho de Baltazar Diogo e de Catarina Manuel Simão Bento.
Nasceu no município do Quéssua, Malanje, a 23 de Julho de 1953. Casado com Maria José Rodrigues Ferreira Diogo, Bornito de Sousa é jurista e pai de 4 filhas, tendo iniciado a sua carreira política como 1º secretário nacional da JMPLA.
Posteriormente, foi eleito deputado, tendo exercido as funções de presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos do Parlamento.
Desempenhou ainda os cargos de presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, que elaborou a actual Constituição da República de Angola, e de vice-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE.
Nomeado ministro da Administração do Território em Fevereiro de 2010, foi reconduzido no cargo em 1 de Outubro de 2012, à luz dos resultados eleitorais saídos das Eleições Gerais do mesmo ano.
Advogado suspenso por incompatibilidade de funções, é docente da cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional.
JLo do lado errado da história