ANGOLA GROWING
Estado vai gastar 19,1 milhões de dólares

KPMG vai auditar contas de Isabel dos Santos na Sonangol

A petrolífera Sonangol vai gastar 19,1 milhões de dólares com a auditoria às contas do grupo, que serão garantidas pela KPMG, depois de preterida a consultora escolhida pela anterior administração, de Isabel dos Santos, cujas contas também serão analisadas.

Isabel dos SantosPCA da Sonangolrelatotio de contas 2016201707030369

A medida, que vem expressa num despacho presidencial, de 6 de Fevereiro, é justificada por força "da identificação de uma situação superveniente de conflito de interesse", o que obrigou a Sonangol a "cancelar a adjudicação do contrato de prestação de serviços de auditoria ao auditor que inicialmente estava previsto para a contratação".

O mesmo despacho refere que existe a "necessidade urgente" de se contratar um novo auditor para o grupo, autorizando assim a adopção de um procedimento de contratação simplificada "pelo critério material", visando especificamente os serviços de auditoria às demonstrações financeiras individuais e consolidadas, da Sonangol e subsidiárias, para os exercícios económicos de 2017, 2018 e 2019.

"Bem como para a realização de um diagnóstico financeiro às contas da empresa, referentes ao período entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2017", lê-se no documento.

Isabel dos Santos foi presidente do conselho de administração da Sonangol entre Junho de 2016 e Novembro de 2017, até ser exonerada pelo novo Presidente da República, João Lourenço, que colocou Carlos Saturnino na liderança da petrolífera.