Libra consente a maior baixa em 31 anos
Os efeitos do Brexit continuam a sentir-se na moeda que circula no Reino Unido (a Libra) que voltou a cair esta quarta-feira com o valor mais baixo, 31 anos depois.
A libra esterlina caiu esta quarta-feira para o seu nível mais baixo ao cotar-se abaixo de 1,30 dólares devido à incerteza no âmbito do Brexit, como é conhecida a saída do Reino Unido da União Europeia.
A moeda britânica caiu para 1,286 dólares nos mercados asiáticos, enquanto em Londres estava cotada esta manhã em 1,290, uma descida de 0,87% em relação ao dia anterior. Face ao euro, a libra perdeu 0,77%, até 1,167 euros, o nível mais baixo desde 2013.
Na comparação com o dólar, é possível registar, através do gráfico da Bloomberg, que a libra só esteve em valores tão baixos em junho de 1985.
Na terça-feira, o governador do banco de Inglaterra, Mark Carney, admitiu que os riscos do Brexit “começaram a solidificar-se”. Para mitigar o efeito do resultado do referendo britânico, o banco central propôs a flexibilização dos requisitos de capital para os bancos britânicos para fomentar o crédito e fortalecer a economia.
Nos dados disponibilizados pela agência Bloomberg é possível identificar a queda abrupta da libra, face ao euro, logo no dia do referendo que decidiu sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Uma quebra que se manteve contínua nos últimos 13 dias (desde o referendo) e que nesta quarta-feira já ascende aos 10,5%.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública