ANGOLA GROWING
APENAS DEZ DAS 66 EMPRESAS LICENCIADAS FUNCIONAM

Minérios do Zaire aguardam por investidores

SECTOR MINEIRO. Das 66 empresas licenciadas no Zaire para a exploração de minérios, de diferentes tipos, apenas 10 laboram. Umas nunca saíram do papel e outras tiveram de paralisar devido à crise.

 

Minérios do Zaire aguardam por investidores

As autoridades do Zaire lamentam o reduzido número de empresas no sector mineiro, apesar do potencial que a província apresenta. De acordo com o director provincial da geologia e minas, Adão Sofia, a falta de investidores tem impactado na pouca capacidade de o Zaire gerar empregos e mais receitas. “Temos potencial, mas aguardamos pelos investidores, os poucos que tínhamos foram afectados pela conjuntura que o país atravessa”, explica, especificando que, das 66 empresas licenciadas para a exploração de minérios, de diferentes tipos, apenas 10 estão em laboração.

O responsável acredita que a exploração industrial e racional do minério “alavancaria a diversificação económica na província, porque permitiria o surgimento de indústrias transformadoras de grande, médio e pequeno portes”.

Antes do ‘aperto’, provocado pela crise, previa-se a construção de algumas unidades fabris para a transformação de minério, no âmbito do programa de relançamento da indústria local. No entanto, os projectos privados não saíram do papel.

Com uma mão-de-obra reduzida de 726 trabalhadores, em 2015, para 160 actualmente, a contribuição anual do sector mineiro nas receitas da província é considerada “irrisória”.

No primeiro semestre deste ano, a produção foi de 98.409,53 metros cúbicos, o que resultou na arrecadação de receitas de 1.924.095 kwanzas, provenientes dos impostos de selo, produção e industrial, depositados na Conta Única do Tesouro, o que representou uma queda de 7% em relação ao período homólogo. A realidade da exploração de minérios no Zaire é idêntica à da região norte. Apesar do potencial, os investidores não se sentem atraídos, por conta das vias de acesso, como reconhecem as autoridades.

No Bengo, recentemente, o director provincial do Comércio, Indústria e Recursos minerais, Manuel Fernando, admitia que “os investimentos são poucos expressivos”, mas garantia haver trabalho para os atrair.

Segundo dados do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, no global, as receitas das exportações de minérios, em 2017, totalizaram 9.912.597 dólares, representando um acréscimo de 138, 5%, face a 2016.

MAIS DE 20 MINÉRIOS

Geologicamente, o Zaire está localizado na bacia do baixo Congo que detém vários minérios, como granito, granito alcalino, calcário calcítico e dolomítico, gnaisse, basalto, conglomerados, arenito, areias, areias silicoses, biotita, muscovita, burgau, quartzo, diamante, entre outros.