ANGOLA GROWING
Projecto está orçado em 325 milhões de dólares

Nova central térmica do Huambo entra em funcionamento a partir de hoje

O Huambo conta, a partir de hoje (29), com uma nova central térmica com capacidade de 50 ‘megawatts’ que custou aos cofres do Estado 325 milhões de dólares.

0f8a969ef 2e13 4ee4 8d38 cca4491942c1

Inaugurada ontem (terça-feira) pelo chefe de Estado, João Lourenço, a infra-estrutura, que deverá beneficiar 100 mil habitantes, conta com duas turbinas com capacidade para gerar 25 ‘megawatts’.

Huambo dispõe, actualmente, de duas fontes de produção de energia eléctrica - o aproveitamento hidroeléctrico do Ngove e a central térmica do Benfica -, que produzem entre 20 e 30 ‘megawatts’.

Com a instalação das duas novas turbinas de fabrico norte-americano, que chegaram à central no final de Março, a província passa a dispor de 70 a 80 ‘megawatts’, potência que garante a cobertura de 90% do Huambo, incluindo as zonas privadas do fornecimento de energia eléctrica.

Em Maio de 2017, a obra foi adjudicada à empresa China Machinery Engineering Corporation (CMEC) a construção da linha de transporte de energia eléctrica Laúca - Uaco Cungo - Belém do Dango, numa extensão de 400 quilómetros, bem como de três subestações.

O projecto vai permitir transportar energia a ser produzida no aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, no rio Kwanza, uma das maiores barragens do país.