Petrolíferas ganham fundo de mais de 200 milhões de dólares
A Nigéria lançou um fundo no valor inicial de 200 milhões de dólares, para apoiar empresas locais de petróleo e gás, anunciou o Ministério do Petróleo, como parte das medidas do Governo para aumentar o acesso ao crédito de baixo custo na economia.
O Fundo de Desenvolvimento de Conteúdo da Nigéria (NCDF) é financiado pela alocação do fundo de um por cento do valor de todos os contratos adjudicados no sector de petróleo e gás, disse o Ministério do Petróleo.
As vendas de petróleo representam cerca de dois terços das receitas nacionais, na maior economia de África que está na sua primeira recessão em 25 anos, em grande parte, devido aos baixos preços globais do petróleo.
O novo fundo deve financiar novas empresas de energia ou que adquiriram activos como plataformas de petróleo, disseram funcionários do ministério. Também ofereceria financiamento de projectos e ajudaria a refinanciar empréstimos existentes, admitiram.
“Gostaria de ver este fundo em empresas de última geração e de tecnologia”, disse o ministro de Estado do Petróleo, Emmanuel Kachikwu, durante o evento de lançamento do fundo na capital nigeriana.
O objectivo é aumentar o tamanho do fundo para mil milhões de dólares, disse, sem precisar prazos. As empresas podem endividar-se até 10 milhões de dólares para um único projecto ou investimento, a taxas de juros de um dígito em cinco anos, disseram as autoridades. Um banco comercial cobraria taxas de juros de dois dígitos.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...