João Lourenço deve participar na 30.ª Sessão Ordinária da UA

PR aguardado hoje em Addis-Abeba

O Presidente da República, João Lourenço, é aguardado hoje (27) na capital etíope, Addis-Abeba, onde deve participar na 30.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da União Africana, agendada para 28 e 29 deste mês.

kkkkkk

A informação foi confirmada na sexta-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que disse estar a ser preparada uma agenda carregada para o Chefe de Estado, um dos "estreantes" da reunião de cúpula desse fórum do continente.

A agenda de João Lourenço será preenchida com a participação nos eventos estatutários e numa série de encontros bilaterais e alguns multilaterais. Explicou que nesse tipo de cimeira os grupos regionais, como a SADC, promoverem encontros específicos, aos quais deve tomar parte o Presidente de Angola. No quadro das regiões a que Angola pertence, está prevista uma Cimeira Extraordinária da CAC, a 29 deste mês, e a nível da SADC estão a ser feitos contactos para ver se também haverá um encontro dos Chefes de Estado e de Governo.

A 30.º Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA terá como lema ‘Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África’. A agenda de trabalhos prevê a apresentação de uma declaração do presidente cessante da UA, Chefe de Estado da República da Guiné, Alpha Condé, e intervenções do Presidente da Comissão Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat. Devem intervir ainda o Secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Presidente do Estado da Palestina e do Comité Executivo da OLP, Mahmoud Abbas.

No primeiro dia, além do lançamento do tema deste ano ‘Vencer a Luta contra a Corrupção: uma Via Sustentável para a Transformação de África’, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, apresenta o seu relatório sobre Reforma Institucional da UA. Estarão igualmente em análise os relatórios do Conselho de Paz e Segurança, as suas actividades e Ponto da Situação em África, assim como o respeitante ao Comité de Alto Nível para a Líbia, a cargo do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.

De igual modo, devem ser apreciados o documento sobre as Questões da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), sobre o qual se pronunciará o Presidente da República do Níger, Mahmadou Issoufou, e o Chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, sobre Alterações climáticas.

O relatório relativo à Promoção de Parcerias entre a União Africana e a Organização das Nações Unidas para o Reforço das Capacidades em Matéria de Operações de Manutenção de Paz vai ser apresentado pelo Presidente Jacob Zuma, da África do Sul.