PR aguardado hoje em Addis-Abeba
O Presidente da República, João Lourenço, é aguardado hoje (27) na capital etíope, Addis-Abeba, onde deve participar na 30.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e Governo da União Africana, agendada para 28 e 29 deste mês.
A informação foi confirmada na sexta-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que disse estar a ser preparada uma agenda carregada para o Chefe de Estado, um dos "estreantes" da reunião de cúpula desse fórum do continente.
A agenda de João Lourenço será preenchida com a participação nos eventos estatutários e numa série de encontros bilaterais e alguns multilaterais. Explicou que nesse tipo de cimeira os grupos regionais, como a SADC, promoverem encontros específicos, aos quais deve tomar parte o Presidente de Angola. No quadro das regiões a que Angola pertence, está prevista uma Cimeira Extraordinária da CAC, a 29 deste mês, e a nível da SADC estão a ser feitos contactos para ver se também haverá um encontro dos Chefes de Estado e de Governo.
A 30.º Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA terá como lema ‘Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África’. A agenda de trabalhos prevê a apresentação de uma declaração do presidente cessante da UA, Chefe de Estado da República da Guiné, Alpha Condé, e intervenções do Presidente da Comissão Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat. Devem intervir ainda o Secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Presidente do Estado da Palestina e do Comité Executivo da OLP, Mahmoud Abbas.
No primeiro dia, além do lançamento do tema deste ano ‘Vencer a Luta contra a Corrupção: uma Via Sustentável para a Transformação de África’, o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, apresenta o seu relatório sobre Reforma Institucional da UA. Estarão igualmente em análise os relatórios do Conselho de Paz e Segurança, as suas actividades e Ponto da Situação em África, assim como o respeitante ao Comité de Alto Nível para a Líbia, a cargo do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.
De igual modo, devem ser apreciados o documento sobre as Questões da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), sobre o qual se pronunciará o Presidente da República do Níger, Mahmadou Issoufou, e o Chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, sobre Alterações climáticas.
O relatório relativo à Promoção de Parcerias entre a União Africana e a Organização das Nações Unidas para o Reforço das Capacidades em Matéria de Operações de Manutenção de Paz vai ser apresentado pelo Presidente Jacob Zuma, da África do Sul.
Sócios da Exaclean Angola lutam pela ‘paternidade’ da empresa e acusam bancos...