Girabola Zap
Banco BAI
DESPESA EM BENS ALIMENTARES

PR aprova 72 milhões USD para o Minint

O Presidente da República aprovou, na semana passada, despesas de mais de 42,2 mil milhões de kwanzas, equivalentes a 72 milhões de dólares, e a abertura do concurso público para o fornecimento de bens alimentares para o Ministério do Interior e reclusos de todo o país, para o terceiro e quarto trimestres de 2020.

PR aprova 72 milhões USD para o Minint

O Presidente delegou competência ao ministro do Interior para a criação das condições para a “adjudicação da proposta para a celebração do contrato citado, incluindo a assinatura do mesmo”. Neste ano, é a segunda despesa aprovada por João Lourenço para a aquisição de bens alimentares para o Interior.

Em Maio, o Presidente aprovou a abertura de crédito adicional no montante de mais de 81 mil milhões de kwanzas, cerca de 146,7 milhões de dólares, para o pagamento das despesas relacionadas com os pacotes logísticos de bens diversos e bens alimentares do Ministério do Interior.

Em 2018, para os três últimos trimestres, João Lourenço aprovou 45,7 mil milhões de kwanzas, equivalente a 149,6 milhões dólares, para o fornecimento de bens alimentares ao Ministério do Interior em contratação simplificada, tendo sido contratada a empresa Grupo Leonor Carrinho & Filhos.

 ...e financiamento para móveis para Luanda

Por outro lado, ainda na semana passada, João Lourenço aprovou acordos de financiamento avaliados em mais de 108 milhões de euros para a aquisição de bens e equipamentos móveis, a serem assinados pelo Governo Provincial de Luanda e varias instituições financeiras internacionais.

Em despacho com data de 3 de Setembro, o Presidente da República aprovou um contrato a ser assinado entre com o HSBC Bank Plc, no valor global 93 milhões e 620 mil euros, para a cobertura de 85% das despesas. E, para a cobertura dos restantes 15%, autorizou a assinatura de um acordo com um sindicato de bancos em que constam o HSBC Bank, a African Export-Import Bank, além de outras instituições financeiras.

 

X