Para pagar projecto de requalificação da Baía de Luanda

PR autoriza emissão de 379 milhões de dólares em dívida pública

DECRETO PRESIDENCIAL. Prazo para reembolso da emissão de dívida pública autorizado pelo Presidente Eduardo dos Santos será de sete anos com juros de 5% ao ano e serão pagos semestralmente na moeda de emissão.

 

 

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, autorizou a emissão de 379 milhões de dólares em dívida pública, a reembolsar em sete anos, para pagar o resgate ordenado pelo Governo, do projecto de requalificação e reordenamento da marginal da Baía de Luanda.

De acordo com o documento, de final de Abril e ao qual a Lusa teve acesso hoje (10 de Maio), essa emissão, equivalente à taxa de câmbio actual a 380,15 milhões de dólares, servirá para pagar à sociedade Baía de Luanda a “reversão ao Estado da componente pública” daquele projecto de requalificação.

O decreto presidencial estipula que o prazo para o reembolso desta emissão de dívida pública será de sete anos e que os juros, de 5% ao ano, serão pagos semestralmente na moeda de emissão.

A decisão consta de um decreto presidencial em que é ordenada a reversão para o Estado, com “efeitos imediatos”, da componente pública do projecto de requalificação da marginal Baía de Luanda, resgatando, nomeadamente, a totalidade dos direitos de concessão de 13 parques de estacionamento, num total de 2.740 lugares. A marginal da Baía de Luanda é, actualmente, um dos pontos turísticos mais visitados Angola.