PR exonera administrador Zona Económica Especial Luanda/Bengo
O chefe de Estado, João Lourenço, exonerou ontem, por decreto, o presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda/Bengo, José de Castro Paiva João, tendo nomeado quatro novos administradores executivos.
Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, João Lourenço, noutro despacho, nomeou como administradores executivos da empresa Álvaro da Cunha Cândido Santos, Dalva Maurício Calombo Ringote Allen, Amorbelo Vinevala Paulino Sitongua e Carlos Cépura Neto André.
A ZEE, com 8.000 hectares e uma área infra-estruturada de 421 hectares, correspondendo a 98 lotes, tem um total de 163 unidades industriais, das quais 79 estão em fase de implementação em sectores de actividade como os das bebidas, alimentação, materiais eléctricos, montagem de automóvel, mobiliário, materiais hospitalares, higiene e limpeza, entre outras.
A Sonangol Investimentos Industriais (SIIND), que funciona como um veículo de coordenação e gestão, controla 53 unidades industriais. Deste número, 26 foram já inauguradas, absorvendo 1.366 trabalhadores.
Para a implantação das infra-estruturas gerais da ZEE, a SIIND investiu 483 milhões de dólares. A ZEE é constituída por 21 reservas fundiárias, dispersas pelos municípios de Viana, Cacuaco, Bengo, Dande, Ambriz e Barra do Dande.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...