Em causa avaliação das prioridades do desenvolvimento da capital

PR reúne-se com autoridades de Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, manteve uma reunião na manhã de hoje (9), com as autoridades de Luanda, para analisar as prioridades do plano desenvolvimento da capital.

AngolaJoãoLourençoPRFotoFranciscoMiúdoAngop

O encontro decorre na sequência da visita de campo que o Chefe de Estado realizou ontem (quinta-feira) a vários projectos em desenvolvimento, em Luanda. O governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu como prioridade a resolução das necessidades imediatas das populações. Entre essas prioridades, apontou o saneamento básico e a distribuição de água.

Adriano Mendes de Carvalho espera que nos próximos dois anos pelo menos 80% da população de Luanda tenha acesso à água potável e, com isso, reduzir a incidência de doenças e mortes resultantes da deficiente qualidade da água.

Propôs-se em melhorar a mobilidade, aumentar o número de operadores de transportes públicos e cuidar da iluminação pública, para além de garantir a segurança rodoviária, tendo reforçado, por outro lado, a necessidade da melhoria do apoio logístico aos hospitais, além de promover estudos para introduzir a comparticipação da população.

O governante considerou desactualizado o sistema de recolha e tratamento de resíduos sólidos e defendeu a descentralização municipal, bem como investimentos na conservação dos equipamentos.

O governador de Luanda queixou-se ainda ao Presidente da República de interferências na governação da capital do País que, em seu entender, provocam bloqueio no funcionamento do governo provincial e prometeu realizar estudos sobre o surgimento de igrejas ilegais, a venda anárquica e a destruição de bens públicos.