Refinaria de Luanda recebe 200 milhões USD
A Sonangol e a petrolífera italiana ENI, assinaram ontem (13) um acordo para assistência técnica e financeira no valor de 200 milhões de dólares, que vai ser aplicado na melhoria das performances da Refinaria de Luanda, sobretudo da produção de gasolina.
Assinaram o acordo o presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e o responsável pela área de produção da ENI, António Vella.
O acordo está dividido em dois módulos, sendo o primeiro, de cerca de 60 milhões de dólares, destinado ao planeamento e à organização da paralisação da refinaria para a sua manutenção geral, elaboração e desenvolvimento de um modelo económico e operacional, tendo em vista garantir toda a sustentabilidade, assim como a formação de técnicos.
No segundo módulo serão empregues cerca de 120 milhões para a instalação de uma nova unidade que vai permitir aumentar de 280 para 1.200 toneladas de gasolina por dia, uma medida alinhada com a estratégia da companhia nacional de hidrocarbonetos para a redução das importações.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...