Refriango e parceiro iniciam produção de Gin Gordons no país
Grupo detentor das marcas Tigra, Blue e Água Pura une-se ao congénere Diageo num investimento que permitirá a produção em Angola das bebidas espirituosas Gin Gordons e Smirnoff, através da Diref, unidade fabril resultante da parceria. Nova fábrica promete produzir 10 milhões de litros/ano.
Um investimento de 6,2 milhões de dólares do grupo Refriango em parceria com os escoceses da Diageo vai permitir a produção em Angola das bebidas espirituosas ‘Gin Gordons’ e 'Smirnoff' já a partir deste ano, anunciou hoje, 28, Edgar Sousa, o director da unidade fabril criada para o efeito, a Diref.
De acordo com a gestão do projecto, a denominação Diref resulta da junção dos nomes dos grupos accionistas, designadamente a Diageo e Refriango, que entram, individualmente, com 50% no capital social da fábrica.
A Diref vai produzir algumas marcas da Diageo já distribuídas em Angola pela Refriango, como a ‘Smirnorf’ e o ‘Gin Gordons’. E serão distribuídas em lata, no caso da Smirnoff, e garrafa e pequenas embalagens plásticas para o ‘Gin Gordons’.
Parte da matéria-prima da nova unidade fabril será importada. É o caso da garrafa do Gin Gordon. Outras, como a água e o açúcar, "vão ser adquiridas localmente”, assegurou Edgar Sousa .
Questionado sobre o tempo de recuperação do dinheiro investido, o director da Diref disse não ter “pressa" do retorno do capital investido, esperando que se recupere no longo prazo.
Com capacidade de produção de 10 milhões de litros/ano, a Diref está localizada na zona do Kikuxi, em Luanda. E já gerou, segundo a gestão, 30 empregos directos, 11 dos quais formados no exterior, no Gana e Moçambique, país onde a Diageo tem presença.
O acto de inauguração da fábrica foi presidido pelo secretário de Estado da Indústria, Ivan Prado, que chamou mais uma vez atenção para a necessidade de se apostar na produção local e não nas importações.
JLo do lado errado da história