Reino Unido financia povoamento animal no Planalto de Camabatela
Um financiamento avaliado em 72 milhões de dólares norte-americanos será disponibilizado pelo Reino Unido, para financiar projectos de fomento pecuário no Planalto de Camabatela, nas províncias do Kwanza-Norte, Uíge e Malanje.
A informação foi avançada, na vila de Camabatela, município de Ambaca, no Kwanza-Norte, pelo director nacional da Pecuária do Ministério da Agricultura e Florestas, Norberto Pinto, no final de uma visita de constatação do actual estado do Planalto, na companhia de especialistas do sector do Reino Unido e espanhóis.
Segundo Norberto Pinto, a acção enquadra-se no programa do Governo de repovoamento animal do Planalto de Camabatela.
O programa contempla a construção de infra-estruturas para albergar feiras para leilões de gado e apoio técnico aos fazendeiros e criadores de gado na região. Adiantou que o projecto da feira de leilão de gado, a ser construída na vila de Camabatela, numa área de 16 mil metros quadrados, comportará um espaço de exposição de 150 bovinos e uma zona de confinamento para mil animais de espécies diversas.
Norberto Pinto precisou que o projecto a ser executado em dois anos pela empresa espanhola INCATEMA Consulting, será financiado pela UK Export Finance (UKEF), Agência de Crédito à Exportação do Governo do Reino Unido. Asseverou que foram já selecionadas, numa primeira fase, 18 fazendas no Uíge, Malanje e Kwanza-Norte, para beneficiarem do apoio técnico, no âmbito desse projecto que visa o repovoamento animal da região.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...