Sector não petrolífero arrecada mais de 500 mil milhões AKZ
Angola arrecadou este ano 504,3 mil milhões de kwanzas em receitas de impostos do sector não petrolífero, mais 18% relativamente ao mesmo período de 2017, informou hoje (17) a Administração Geral Tributária (AGT).
Os dados foram hoje avançados pela directora da AGT, Edna Kaposso, durante o III Encontro Metodológico dos Grandes Contribuintes, que se realiza em Luanda, subordinado ao tema ‘Os Desafios ao Sistema Fiscal Angolano’.
A responsável da AGT avançou que os grandes contribuintes representam cerca de 82% da arrecadação de receitas do Orçamento Geral do Estado (OGE), tendo sido, de Janeiro a Setembro, o maior contribuinte o sector de prestação de serviços à indústria petrolífera, com cerca de 32% do montante arrecadado.
Edna Kaposso, referiu que o aumento na arrecadação, apesar da crise económica que afecta as empresas, deve-se à "eficácia e eficiência" da Administração Geral Tributária. "Entendemos que o momento não é fácil.
É um momento económico bastante difícil para os contribuintes, mas eles também têm sabido corresponder com as expectativas a nível da arrecadação", frisou a responsável em declarações à imprensa.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...