Sodosa investe 3,1 milhões USD
AGRICULTURA. Grupo Sodosa inaugurou um centro de calibragem. Objectivo é promover o ‘Feito em Angola’ e facilitar o escoamento de produtos agrícolas.
A Tromptranding, empresa do grupo Sodosa, aplicou 3,1 milhões de dólares num centro de calibragem de frutas e legumes, inaugurado esta semana.
António Soares, presidente do conselho de administração do grupo Sodosa, justificou o investimento com a necessidade de ajudar os agricultores a escoarem e a promoverem os produtos com a chancela ‘Feito em Angola’.
Denominado Pakhouse, o projecto tem a colaboração da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-pecuárias de Angola-Unaca, no Bengo e no Kwanza-Sul, para o cadastramento dos associados. Actualmente, estão cadastrados, entre associações e cooperativas legalmente constituídas, 14 membros, o que representa mais de 22 mil camponeses.
Com cerca de 12 mil metros quadrados, o centro conta com serviços de logística, transportes, manutenção e distribuição alimentar. A pretensão é estabelecer a ligação entre a cadeia produtiva e os mercados. Prevê-se, segundo António Soares, a partir de Janeiro, através das produções dirigidas com o programa MOSAPII, aumentar mais nove associações com 12 mil camponeses.
O grupo Sodosa congrega 10 empresas, emprega mil colaboradores, em diferentes áreas, como a produção agro-industrial, construção, transportes, distribuição alimentar, venda a grosso e a retalho de produtos alimentares.
O Governo, no âmbito do conhecido Papagro, criou um centro de calibragem que recebia produtos de Luanda, Kwanza-Sul, Bié e Huambo, mas o projecto não teve sucesso, encontrando-se actualmente encerrado no Km30, em Luanda. A Tromptranding junta-se a outras marcas do grupo, com destaque para o Mercadão, Mangolê, Cabire e Fazenda Cristalina.
Cinco anos depois, covid-19 já não é vista como ameaça mas continuar...