Toyota quer novos investimentos em Angola
O presidente do grupo japonês Toyota Tsusho Corporation, Ichiro Kashitani, manifestou esta quinta-feira, em Luanda, o interesse na abertura do investimento a outros sectores da economia angolana.
Ichiro Kashitani avançou que o grupo Toyota está interessado em contribuir para o crescimento de Angola, não apenas no sector automóvel, mas nas áreas de infra-estruturas e energia, além de explorar outras possibilidades em que as empresas japonesas possam trazer novas tecnologias para o desenvolvimento integral do país.
O responsável de um dos maiores fabricantes mundiais de automóvel manifestou este interesse durante uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Em relação ao domínio automóvel, deu a conhecer que a Toyota estuda a possibilidade de expandir as suas actividades, não apenas à área da distribuição, em que já trabalha, mas para trazer a Angola um novo serviço de tecnologia de conexão de viaturas, para a gestão de trânsito.
“Este é um projecto que já está a funcionar em outros países e esperamos ter a possibilidade de desenvolvê-lo em Angola e mesmo no continente africano”, argumentou. Informou que o Japão realiza, em Agosto deste ano, na cidade de Yokohama, a 7.ª edição da Conferência Internacional para o Desenvolvimento Africano, uma oportunidade para explorar novas áreas de apoio ao desenvolvimento.
Para o presidente da Toyota Tsusho Corporation a sua missão a Angola tem, ainda, como objectivo visitar o projecto de reabilitação do Porto do Namibe.
O projecto está avaliado em 600 milhões de dólares e é apoiado e financiado pelo governo do Japão.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...