Três mil pedras de diamante apreendidas
Cerca de três mil pedras de diamantes de vários quilates, 80 mil dólares americanos e 2,5 milhões de kwanzas foram recuperados pela Polícia Nacional, na Lunda-Norte, no quadro da ‘Operação Transparência’, nesta semana, o porta-voz da operação, comissário António Bernardo.
Os dados foram avançados durante o balanço preliminar do primeiro dia da operação em curso em todos os municípios da província com potencial de exploração de diamante.
Segundo o comissário António Bernardo, foram detidos 800 estrangeiros de diversas nacionalidades, com realce para os da República Democrática do Congo (RDC), e apreendidos vários meios utilizados pelos garimpeiros para a exploração ilícita de diamantes.
Da operação resultou ainda a detenção de 150 viaturas de diversas marcas, umas usadas no transporte de garimpeiros para as áreas de garimpo e outras para oferta aos garimpeiros que apanhassem pedras de diamante de maior valor, estimulando deste modo a prática de exploração ilegal.
A ‘Operação Transparência’ decorre em todo o país e visa combater a imigração ilegal, a exploração e o tráfico ilícito de diamantes, de modo a evitar que o país continue a ser invadido silenciosamente.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...