Veículo move-se a água salgada
INOVAÇÃO. A ideia é criar ondas na Europa e no Japão: carros movidos através da água do mar, em substituição dos derivados do petróleo. Poderia ser uma ‘revolução’ em Angola, com tanto mar…
Todos sabemos que a gasolina vem do petróleo e que o petróleo é uma fonte não renovável de energia. Encontrar uma nova fonte de combustível que pudesse alimentar os nossos veículos e também ser renovável seria uma invenção maravilhosa para o nosso planeta.
Enquanto se vê o etanol como substituto da gasolina, as emissões tóxicas são extremamente perigosas para o meio ambiente. Os carros eléctricos também são uma opção, mas podem levar muito tempo para carregar. A energia utilizada para carregar as baterias tem de vir de algum lugar, o que, muitas vezes, significa “instalação de queima de carvão”.
Só que agora já existe outra opção para o consumidor ambientalmente consciente: um carro que usa água salgada e se chama ‘Quant E-Sportlimosine’. Tem dois tanques de líquido com sais metálicos dissolvidos, com cargas opostas e bombeados através de uma membrana. A reacção química de unir as duas estruturas moleculares emite uma energia que se pode aproveitar.
O ‘Quant E-Sportlimosine’ acaba de ser aprovado para testes nas estradas europeias e o ‘design’ foi feito para aquelas estradas sinuosas. A forma elegante e as estatísticas mostram que consegue arrancar em 2,8 segundos, um bónus adicional para algo tão benéfico para o planeta ficar mais livre de emissões perigosas.
A NanoFlowcell, a empresa mentora do projecto, propõe utilizar o hidrogénio como fonte de combustível sem ter sistemas altamente pressurizados, bastante perigosos.
Embora tenha havido outros potenciais fabricantes de veículos movidos a hidrogénio, a NanoFlowcell parece ser o único que está muito perto de ter uma produção em linha. Antes, a Genepax, uma empresa com sede em Osaka, Japão, desde 2008, já tinha desenvolvido um gerador de energia que divide as moléculas de água para produzir hidrogénio e que foi utilizado para alimentar o motor de um automóvel.
Um conjunto de eléctrodo de membrana (MEA) foi usado para dividir a molécula de hidrogénio da molécula de oxigénio através de uma reacção química. A célula só necessita de ar e de água, que elimina a necessidade de um reformador de hidrogénio ou um depósito de hidrogénio a alta pressão, uma preocupação de segurança.
A Genepax faliu pouco tempo depois de apresentar o seu modelo, apesar de ter recebido uma patente sobre a sua energia de sistema de água.
Stanely Allen Meyer, que também inventou um sistema de veículo movido a hidrogénio e que foi patenteado, teve a ideia implementada no uso da mistura de gás – hidrogénio extraído e oxigénio –, a um pulsante, um campo eléctrico polar pelo qual os electrões dos átomos de gás são distendidos em campos orbitais. Infelizmente, Stanely morreu em 1998 depois de uma reunião com os investidores.
JLo do lado errado da história